Não é associado? Associe-se
Recuperar minha senha

ASOF acompanha os trabalhos de aprovação da reestruturação administrativa da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia

Autor: Diretoria de Relações Públicas da ASOF | Publicado em: 6/5/2018

O dia de hoje, 05 de junho de 2018 foi histórico para as corporações policiais e bombeiros militares do Estado de Rondônia. Hoje foi aprovado a proposta de reestruturação administrativa das corporações em destaque na Assembleia Legislativa no fim da tarde.

"Um trabalho árduo que rendeu muitos debates de ideias e esclarecimentos com o poder executivo e legislativo desde o começo da manhã." Disse o Coronel Lisboa, Presidente da ASOF.

Uma reunião com as associações representativas de classes dos oficiais, praças e familiares (ASOF, ASPRA, ASSFAPOM, ASSESFAM e ASTIR), bem como o comando das corporações militares estaduais (PMRO e CBMRO), governo (Daniel Pereira) e poder legislativo (Deputado Jesuíno Boabaid), foi marcada no gabinete do comando geral da PMRO logo cedo.

Na reunião, foi falado da importância do projeto de reestruturação das corporações. Segundo o Coronel Lisboa, é a primeira vez na história que houve uma preocupação dessa natureza, que agrega as necessidades das praças e oficiais, e vai surtir efeitos para toda a comunidade rondoniense. Foi mensurado acerca da importância do repasse das informações no seio da tropa, bem como a transparência da condução do projeto. "Agradecemos ao governador do Estado, Daniel Pereira por ter se sensibilizado e olhado para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar com uma ótica de solução das dificuldades." Acrescenta o Coronel Lisboa.

Ações coordenadas e simultâneas do governo e associações

Às 11 horas, todas as representações de associações que marcaram presença na reunião, foram para a Assembléia Legislativa para conversar com todos os Deputados em seus gabinetes, enquanto que o projeto foi submetido para apreciação da mesa de negociações do governo (MENP) onde foi apresentado pelos Coronéis Ronaldo e Chianca, comandantes gerais da PMRO e CBMRO respectivamente.

Votação dos projetos de lei 977 e 978/2018.

Logo em seguida, por volta das 17h30, o projeto de reestruturação administrativa das corporações militares estaduais de Rondônia estava pronta para ser votada pelos parlamentares como dois projetos de lei.

Em sessão ordinária, foram aprovados os projetos que fixam o efetivo para a Polícia Militar (PL 977/18) e Bombeiro Militar (978/18) do Estado de Rondônia. 

Os projetos foram aprovados em primeira e segunda votação por aclamação dos 24 deputados estaduais.

Até a decisão da votação, houve um grande movimento nos bastidores. Representantes das associações, governo e parlamentares, fechavam os últimos detalhes, enquanto no plenário, praticamente lotado por policiais e bombeiros militares, entoavam canções da PMRO e CBMRO, bem como o hino Céus de Rondônia.

"Um grande evento que marca o congrassamento de todas as classes policiais e bombeiros militares num único propósito, de garantir dias melhores para as corporações, com o objetivo de melhorar a segurança pública em nosso Estado. Disse o Major Washington, vice-presidente da ASOF, que representou a referida associação durante a votação dos projetos na Assembleia Legislativa.

Estiveram presentes ainda: o capitão Marcelo, representante do governo e assessor institucional da ASOF, Deputado Estadual Maurão de Carvalho, presidente da Assembléia Legislativa,  coronel Jobim, Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronéis Ronaldo e Chianca comandantes da PMRO e CBMRO respectivamente, demais oficiais e praças das corporações e representantes das associações de classes PM e BM.

Texto: Diretoria de Relações Públicas da ASOF

Fotos: Diretoria de Relações Públicas da ASOF