A Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares de Rondônia - ASOF vem a público apoiar a ação policial bem sucedida do coronel PM Alexandre, Interventor Geral do Sistema Penitenciário de Rondônia, quando efetuou, na tarde de hoje, a prisão em flagrante de um Agente Penitenciário que desobedeceu as ordens da equipe de direção da Unidade Prisional Pandinha durante revista nas celas pela parte da manhã de hoje.
A intervenção PM no Sistema Penitenciário do Estado de Rondônia está previsto por Decreto-Lei do Poder Executivo, 23.592 de 24 de janeiro de 2019, que esmiuça cenários de atuação em caso de desobediência às ordens da intervenção geral, especificamente em seu artigo segundo. A ASOF reconhece a legítima ação do coronel Alexandre, que tem feito um excelente trabalho frente a intervenção no sistema prisional, obedecendo todas as prerrogativas legais desde que não afetem os níveis de segurança, bem como a ordem estabelecida dentro dos presídios.
De outra banda, repudiamos a atitude daqueles que por interesses afins, venham a intentar na quebra da ordem estabelecida, sendo favoráveis com a impunidade administrativa a desídia e a indisciplina.
Devemos enaltecer a atitude de profissionais que tenham a coragem moral e ética de fazer o que é certo, independente de represálias que sempre ocorrerão por motivos diversos, mas que jamais afastarão a veracidade dos fatos.
A Assessoria Jurídica da ASOF está acompanhando a situação, dando todo o suporte necessário para que tudo seja esclarecido, atentando para que decisões tomadas de forma precoce e egocêntrica, sem motivação jurídica, não venham a prosperar.
Porto Velho - RO, 29 de janeiro de 2019.
CRISTIANO SILVA LISBOA - CEL PM RR
Presidente da ASOF
Fonte: Diretoria de Relações Públicas.
Fotos: Diretoria de Relações Públicas.